ads

Slider[Style1]

Style6

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style5[ImagesOnly]


Liderando o campeonato durante praticamente toda a temporada, piracicabano perdeu a liderança após desclassificação na última etapa em casa – e buscou defesa através de perícia particular.

Nesse final de semana a Fórmula 1600 conhecerá seu campeão da temporada 2015 da Copa do Brasil, campeonato que chegará ao final depois e 15 etapas passando por 5 circuitos diferentes (Londrina, Curitiba, ECPA, Velo Città e Interlagos) dos estados do Paraná e São Paulo.

A liderança é do piloto carioca Gabriel Lusquiños (Juka Motors) com 143 pontos, seguido pelo piracicabano Bruno Leme (Thomaz Racing) com 130 pontos – os únicos com possibilidade de conquistarem o título da temporada.

Leme liderou o campeonato até a última etapa (ECPA / Piracicaba), onde em casa poderia conquistar o título com uma prova de antecedência. Lusquiños venceu as duas provas da rodada dupla, tendo Bruno não largado na 13ª etapa e chegado em segundo lugar na 14ª etapa: esse resultado garantia ainda a liderança do piloto do bólido n° 78, mas após vistoria os comissários técnicos da FASP decidiram desclassificar o piloto por irregularidade conforme o artigo 11 do regulamento técnico da categoria onde não é permitido que o cabeçote seja jateado ou lixado.

Aí começa o drama do piloto, que não aceitando a decisão dos comissários, contratou uma empresa independente para análise do cabeçote do motor do seu carro. A empresa escolhida analisou todo o material da sede da FASP no dia 08 de dezembro, sendo acompanhada por responsáveis da entidade.

Um dia depois a conclusão: “... com base nas informações disponibilizadas ao estudo, não foram constatados elementos técnicos e físicos relevantes à descaracterização da originalidade da superfície do cabeçote avaliado. Logo, não demostrando indicadores plausíveis e relevantes da execução de trabalhos em sua superfície, por meio abrasivo (lixamento ou jateamento). ”, finaliza o documento com 26 páginas do Instituto de Avaliações e Perícias (IAPA) datado de 09 de dezembro de 2015.

Com esse documento nas mãos da Federação, seria necessária a avaliação dos responsáveis da entidade para que a pontuação do piloto fosse devolvida, uma vez que o parecer da empresa particular mostrava que a irregularidade não teria acontecido no carro do piloto Bruno Leme.

A assessoria de imprensa da Fórmula 1600 conversou diretamente com Marcus Ramaciotti, responsável técnico da FASP que informou que a defesa sendo apresentada fora do prazo determinada, foi indeferida: “Teria que entregar na sexta-feira (10/12) e entregou na segunda-feira (seguinte, 14/12)”. Segundo o item 21.1 o artigo 21 do Regulamento Desportivo da FASP o prazo para essa apresentação seria de 3 dias corridos.

Dessa forma, Ramaciotti confirma que nada muda e a decisão acontecerá na pista esse sábado (19/12); independente das movimentações extra-pista, Leme tratou de acelerar nessa sexta-feira (18/12) quando aconteceram os treinos livres em Interlagos (SP), ficando com o melhor tempo em todas as sessões. Lusquiños fechou o último treino livre com o 5º melhor tempo, e se a corrida terminar dessa forma tendo Leme garantido a pole position e a melhor volta, leva o título da temporada 2015 da Copa do Brasil por 1 ponto de diferença.

Os carros entram na pista logo cedo, as 7h30 para a realização do warm-up com duração de 10 minutos, e as 10h10 acontece o treino classificatório.

A 15ª e última etapa da temporada tem largada prevista para as 14h05.

I Festival de Fórmula 1600

Inspirados nos grandes festivais de automobilismo como de Brands Hatch (Inglaterra) que acontece a mais de 40 anos, o Autódromo de Interlagos (SP) recebe nos dias 18, 19 e 20 de dezembro o I Festival de Fórmula 1600 com a presença de mais de 40 pilotos que buscarão o título em quatro corridas podendo ser realizadas em duplas.

A maior maratona do automobilismo nacional de modalidade fórmula contará com três treinos livres, um classificatório e quatro corridas, onde até dois pilotos poderão se revezar por carro e um resultado será descartado.

A primeira das quatro corridas será realizada a partir das 13h55 do sábado (19/12) e será válida pela 15ª etapa da Copa do Brasil de F1600 que definirá o campeão da temporada 2015, onde Gabriel Lusquiños (Juka Motors, 143 pontos) lidera o campeonato e terá o piracicabano Bruno Leme (Thomaz Racing, 130 pontos) na disputa do título.

Essa primeira prova também contará pontos para o Festival, e a partir da segunda corrida do sábado e também das duas seguintes do domingo (20/12) as duplas se revezarão em busca de um novo e importante título, o I Festival de Fórmula 1600 – que também receberá da FASP um plus, como aval de decisão de título paulista da categoria também.

Além da Fórmula 1600 o público presente no autódromo paulista (que terá entrada franca) assistirá as disputas das categorias Marcas e Pilotos, Classic Cup, F-Vee, Força Livre além da final da Sprint Race, o lançamento da Old Stock (os antigos Opalas estão de volta) e as fantásticas máquinas do Time Attack.

Confira a programação do Festival / Copa Brasil de Fórmula 1600

19/12 – sábado
07h30 – 07h40 – Warm-up
10h10 – 10h20 – Treino classificatório

13h55 – Abertura de box
14h00 – Fechamento de box
14h05 – 15ª etapa Copa do Brasil / 1ª corrida – Festival de F1600

16h40 – Abertura de box
16h45 – Fechamento de box
16h50 – 2ª corrida – Festival de F1600

20/12 – domingo
09h00 – Abertura de box
09h05 – Fechamento de box
09h10 – 3ª corrida – Festival de F1600

12h40 – Abertura de box
12h45 – Fechamento de box
12h50 – 4ª corrida – Festival de F1600


Confira os 10 melhores colocados no campeonato 2015 da Copa do Brasil:

1)    Gabriel Lusquiños (Juka Motors), 143 pontos
2)    Bruno Leme (Thomaz Racing), 130 pontos
3)    William Zaza (Zaza Racing / EF Competições), 112 pontos
4)    Emilio Padron (Della Barba Racing), 67 pontos
5)    Thiago Felippe (Thomaz Racing), 65 pontos
6)    Edu Dias (San Race), 63 pontos
7)    Marcos Pimentel (Thomaz Racing), 62 pontos
8)    Glaucio Doretto (Thomaz Racing), 60 pontos
9)    Luiz Menezes Jr. (Juka Motors), 55 pontos
10)    Sandro Freitas (San Race), 49 pontos


A F1600 conta com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie Escola de Pilotagem.

F1600 - Automobilismo ao seu alcance: Para maiores informações acesse: www.f1600.com.br ou através do Facebook (www.facebook.com/f1600BR).

Sobre Vitor Garcia

Categoria de automobilismo F1600 Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Corridas emocionantes e chegadas espetaculares em carros de Fórmula!
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comente essa notícia